terça-feira, 18 de março de 2014

Estatísticas do câncer no mundo

O câncer é a principal causa de mortalidade no mundo e o número total de casos aumenta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda, a OMS estima que em 2030 haja 27 milhões de novos casos de câncer, 17 milhões de mortes e 75 milhões de casos prevalentes por ano. Os países mais atingidos serão os em desenvolvimento. Em um relatório do ano passado, oncologistas europeus estimaram aumento da incidência de câncer nos países em desenvolvimento e que dos 12,4 milhões de novos casos diagnosticados em 2008, metade foi nas regiões de fraca e média renda.
Em países desenvolvidos, predominam-se os cânceres de pulmão, mama, próstata e cólon. Em países em desenvolvimento, os tipos mais prevalentes são de estômago, fígado, cavidade oral e colo do útero. Entretanto, esse padrão de divisão tem mudado rapidamente ao longo dos anos, de forma que se torna definir o tipo de câncer com base no nível de desenvolvimento do país.
No Brasil, devido à enorme extensão territorial e diferenças culturais entre as regiões, os tipos de câncer se distribuem de maneira heterogênea. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se quase 520 mil novos casos de câncer, incluindo os casos de câncer de pele não melanoma. Os tipos mais incidentes serão os cânceres de pele não melanoma, próstata, pulmão, cólon, reto e estômago para o sexo masculino e os cânceres de pele não melanoma, mama, colo do útero, cólon, reto e glândula da tireóide para as mulheres.
No geral, as regiões Sul e Sudeste do país apresentam maior incidência de casos de câncer, enquanto as regiões Norte e Nordeste apresentam as menores taxas.

Segundo especialistas, o risco de desenvolver um câncer poderia potencialmente ser reduzido de até 40% através de medidas de prevenção associadas a mudanças do modo de vida, como um consumo limitado de álcool, alimentação saudável e parar de fumar.

Fonte: Criasaude.com.br

Postado por: Jonatas (Grupo 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário