terça-feira, 18 de março de 2014

Quais as diferenças do câncer em adultos e idosos?


A principal diferença do câncer em idosos e adultos não é o tipo da doença, como ocorre entre adultos e crianças, mas o tratamento (adesão e resultados), explica a oncologista Lucíola de Barros Pontes, do Einstein.
Quais as diferenças do câncer em adultos e idosos?
“Notamos que no adulto (população entre 30 e 50 anos de idade), o tratamento é mais bem tolerado. Eles geralmente não têm tantas comorbidades como pressão alta, diabetes e insuficiência renal , mais frequentes em pacientes idosos.”
A presença de comorbidades, como doenças cardiovasculares, e os próprios aspectos da “funcionalidade do idoso” são apontados como um dos principais desafios no tratamento oncológico nesta faixa etária. “A dúvida é: esse paciente irá falecer do câncer ou com o câncer?”, diz a médica.

Oncologia para idosos

A responsável por tentar esclarecer essa dúvida é a área de interesse conhecida como oncogeriatria – que une a oncologia e a geriatria. Cabe ao geriatra avaliar a “funcionalidade” do paciente (capacidade de manter-se ativo e realizar atividades do dia-a-dia, capacidade de manter o cuidado pessoal, aspectos nutricionais etc) e ao oncologista definir a opção terapêutica mais apropriada baseado nestas informações.
Fonte: Dra. Lucíola de Barros Pontes, oncologista do Einstein
Postado por: Jonatas (Grupo 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário